Ômicron: Brasil tem 19 casos confirmados e investiga sete
- drcarloseduardoama
- 16 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

Segundo comunicado da Agência Brasil (16-12-21 já são 19 os contaminados pela nova cêpa da Covid-19. As infecções foram registradas em São Paulo (13), no Distrito Federal (2), no Rio Grande do Sul (2) e em Goiás (2). Além disso sete casos estão em investigação. Goiás (2) e Minas Gerais (5).
Menos agressivo
Em revisão de artigos listados no PUBMED e notificações publicadas entre 08 e 16 de dezembro de 2021, tivemos algumas novas informações. As vacinas projetadas para a cêpa original continuam apresentando eficácia moderada à Ômicron nas doses preconizadas.
O booster (uma dose extra- terceira!) está associado a uma grande elevação de anticorpos com o possível aumento da imunidade. Há relatos de aumento em até 32 vezes os níveis de anticorpos com a dose extra.
Em 15/12, a Universidade de Hong Kong publicou estudo sobre a replicação e agressão do vírus nos brônquios e nos pulmões, quando comparado com a cêpa original e a Delta. Os achados revelam que a replicação da Ômicron atinge mais os brônquios e menos os pulmões, sugerindo que essa variante tivesse um menor acometimento pulmonar, o que justificaria uma menor gravidade.
Os primeiros estudos indicam evolução no combate a doença
Os seres vivos se adaptam, e os vírus são um exemplo. A tendência natural dos vírus, para a sua sobrevivência é se espalhar muito e “não matar o hospedeiro”, para continuar seu ciclo de progressão. Seria essa variante uma cêpa bem adaptada? Só o tempo vai nos dizer.
Diante de tantas incertezas, todo cuidado é pouco. Manter os cuidados com higiene, uso de máscaras e o distanciamento são importantes. A vacinação ocupa um papel fundamental no controle da epidemia.
Via: Dr Carlos Eduardo Amaral e Agência Brasil






Comentários